segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O genes e o profissionalismo




Apesar de sempre ter me focado em usar meu blog somente para a apresentação de meus estudos e trabalhos,  achei que seria interessante acrescentar uma curiosa experiência pela qual passei a alguns anos atrás... sobre ser uma ilustradora mulher.

Na época eu estava empregada já a alguns meses numa empresa,  e tinha tido um breve conflito com um já ex funcionário pela internet, que indignado pela minha desaprovação aos seus comentários machistas, retrucou ofendendo a qualidade de meus trabalhos.
Após algum tempo um colega de trabalho veio a mim, comentando que era esse ex funcionário quem decidia quem eram os novos ilustradores da empresa quando entrei... e que se lembrava claramente do que ele achava quando viu meu portfolio: “Isso aí foi feito por uma menina?! Que mentira! Chama ela só pra mim ver se ela faz mesmo.”

Confesso que foi um pouco assustador ver esse tipo de situação... fui empregada somente porque ele duvidava que uma mulher sabia desenhar? Me incomodou a idéia de que eu poderia perder uma vaga porque “mulheres não sabem desenhar”, e que “meu portfólio era uma mentira”. 
Após mais um ano, entrei em uma nova empresa e mais uma vez ouvi um comentário sobre a descrença de que uma mulher poderia desenhar, desta vez menos ofensivo.

Infelizmente não é incomum encontrar a descrença no trabalho de ilustrações de uma mulher. Da mesma forma que meninas não jogam vídeo game, não curtem filmes de ação, não lêem quadrinhos... elas não sabem desenhar. Muitos dizem que acreditam na capacidade de suas colegas do sexo oposto, no entanto ao se depararem com elas ficam com um pé atrás, ou as chamam de falsas e dissimuladas. Não é em todos os casos, claro, mas ainda assim é comum.
Nós somos minoria, mas temos tanta capacidade de fazer e gostar das mesmas coisas que nossos colegas. Não porque somos mulheres, mas porque somos profissionais.


~ ~ ~

The genes and professionalism.


Although I had always focused my blog for the presentation of my studies and work , I thought it would be interesting to add an interesting experience that I passed a few years ago ... about being a woman and illustrator.

At that time I was already employed in a company a few months, and had a discussion with a ex-employee over the Internet, which outraged by my disapproval to their sexist comments, replied offending the quality of my work.
After some time a co-worker came to me, commenting that it was this same ex-employee who decided who the company would employee as an illustrator when I joined them... and he remembered clearly what he thought when he saw my portfolio: "Was this done by a girl? What a lie! Call her and let me see if she makes it for real."
I confess I was a little frightening to see that kind of situation... was employed only because he doubted that a woman could draw? Bothered me the idea that I might lose a job because "women can not draw", and "My portfolio was a lie.
After another year, I got in a new company and once again I heard a comment on the disbelief that a woman could draw, this time less offensive. 

Unfortunately it is not uncommon to encounter disbelief at an illustration of a woman. The same way that girls do not play video games, do not dig action movies, do not read comics ... they know not how to draw. Many guys say they believe in the ability of their colleagues of the opposite sex, however when they meet for the first time, doubt, or call them false and concealed. Not in all cases, of course, but it is still common. 
We are the minority, but we have so much ability to do and like the same things that our colleagues. Not because we're women, but because we are professionals.

3 comentários:

  1. oioi tdo bom?
    EM primeiro lugar parabens pelo seu blog e seus trabalhos*_*
    Meu nome é Jenny, sou ilustradora freelancer e ainda nao me deparei com uma situaçao dessas,(pois nunca trabalhei em empresa tb lol) mas nossa eu achei um absurdo existir homens assim aindao_o
    sei que homens machistas é o que mais tme por ai,mas isso foi ridiculo o_o
    EU quase tenho pena desse infeliz, e a vc desejo mtos mais trabalhos e sucesso^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenny!
      Infelizmente gente ultrapassada e preconceituosa existem em todos os cantos, mas sempre estranhamos quando encontramos eles no meio em que trabalhamos, especialmente por acreditar que temos colegas de mentes abertas...
      Eu também tenho pena no infeliz, porque sei que esse nem é o pior defeito dele! Mas o tempo traz a cada um o que lhe é de direito, e vale mais deixar essas coisas para trás. :)
      Obrigada pelos desejos de sucesso desejo a ti também, e já vi que é outra ilustradora com grande potencial e talento! ;)

      Excluir
  2. O teu talento é muito grande, não deixes que opiniões sem maiores fundamentos sirvam de empecilho para que o teu trabalho não se desenvolva. Confia em ti, aprende sempre e teu talento será reconhecido ao mesmo nível do de qualquer outro artista. A arte não tem gênero.

    Felicidades, saudações.
    André

    ResponderExcluir